quarta-feira, 25 de março de 2015

A arte para mim.



Já começo contradizendo o titulo. Não, a arte não é para mim, é para todos, digo isso sem medos de parecer clichê ou remoto... esse texto também não é sobre minha visão da arte. [ou é].
Das tragédias gregas, contos celtas, historias de conto de fadas, a Camões, Shakespeare e Tati Bernardi. Da musica erudita, da valsa e orquestras ou a versão do Criolo da canção Cálice do Chico. Do teatro das ruas, dos mímicos na calçada, dos Pierrots e Colombinas a Broadway. Das coreografias geografadas com precisão, a dança livre das bixas nas noites da cidade que não dorme, viva [VIVA!!!] a arte e todas suas facetas, porque de Beethoven a Charlie Brown eu a amo com todo meu ser.
O fato é que do solo de guitarra e tocadores de citara todos de uma forma ou de outra são amantes da arte, não há quem nunca parou pra ouvir a leve poesia da mente frente ao quadro mudo na parede de um museu, os traços leves do pincel que um dia já esquecido por ele contaram a historia de uma homem com a ajuda da tinta, tela e a arte que possuiu um homem pra conduzir sua historia e sentimentos através dos séculos. O pincel, a palheta, a pena do escrito e as mãos do artesão fazem a historia junto com as agulhas das costureiras, as engrenagens de Ford e aos estilos de Goya que não se enquadram em nenhuma outra denominação.
Aos amantes da arte então eu peço uma moção e quando digo amantes da arte digo as blogueiras, musicistas, bailarinos e plateia, nunca se façam donos da arte, não sejam egoístas quanto a ela pois a arte não escolhe um corpo escultural ou seus talentos mais fáceis pra se mostrar, elas não querem um rosto bonito pra te deixar ter uma voz angelical, nem que você saiba expor seus sentimento pra escrever sinceramente, e não quer que você se apaixone pra escrever uma musica de amor. As musas da arte [por favor pesquise sobre as Musas gregas] nos inspiram a gerações, alguns se tornam eternos outros instantâneos porem se um dia por um único momento eu conseguir tocar o mundo com uma das minhas formas de arte sentirei que terei cumprido meu sonho mais louco nesse instante, o de abraçar o mundo, acho que de momentos assim vem aqueles sorrisos que a gente não sabe o porque e nem de onde vieram, isso meus queridos é a arte presente em cada individuo ressoando ao universo.

A musica e minha eterna paixão por ela assim como os textos a dança ou os quadro nos enche de libido, paixão, amor, raiva e mistos, pois ela é multifacetária e não é porque eu a compus, harmonizei ou cantei que ela será minha um dia, pois assim que qualquer tipo de arte nasce ela nasce pra fora, não para o individuo mas para o mundo, pra ser compreendida ou apenas sentida. A linguagem escrita é mais rebuscada pois na fala se tem a oportunidade de explicar [e acabamos nos complicando as vezes]"há" e "a" faladas não tem diferença alguma porem na escrita essa H muda é necessária para interpretarmos o mais correto possível o que o autor disse ou quis dizer.

Patentear uma musica, assinar um texto [façam se sentir que precisa disso]... mas eu não, eu não sou um dominador da arte, eu a deixo fluir pela minha vã existência, permito que inebrie a minha alma, eu não a possuo eu a tenho dentro de mim e a faço nascer, sou instrumento dela, o som do piano pertence aos sonetos de de Bach??? Não, o contrario. A arte e sua fuga as definições é a busca inconsciente pela realização dos sonhos não uma pássaro preso a gaiola. Portanto sejam criadores da arte, mães, pais, não egoístas, não impessoais SEJA arte pois muitas vezes ela é mais real que a própria realidade porque a arte não é pra mim, é para todos. E ela sabe exatamente o que fazer por si só...


Postagem mais recente Página inicial

0 comentários :

Postar um comentário